
Primeiramente queria começar dando Parabéns a nós Publicitários! Hoje é nosso dia e os Trendtopics do Twitter não nos deixam mentir! A propaganda estimula a concorrência, que por sua vez estimula a criativadade e consequentemente proporcionam diversidade, opção e uma economia dinâmica e justa. Hoje quero falar um pouco sobre como tenho visto do cenário empresarial em nosso país. Primeiramente não dando valor as áreas que fazem parte da sua empresa, como por exemplo o Marketing, que por sua vez, corre entre resultados a longo prazo, resultados imediatos e outros que nem sempre são possíveis mensurar, vivem sem saber o que fazer divindo o tempo entre planejar o sucesso da empresa a longo prazo ou só focar no hoje. Publicidade, comunicação e Marketing são cursos relativamente novos em nosso país, possuem em torno de 50 a 60 anos, diferentemente de outros como Medicina, Direito e Engenharia, por isso ainda não são devidamente valorizados e compreendidos. Você ja viu algum empresário que não tem a formação discutir com um Advogado ou Engenheiro qual seria a melhor opção? Mas com Publicitários e Marketeiros sempre dão seu imposto "pitaco". Li um livro recentemente chamado "O Circo do Marketing" que traduzia exatamente isso. Todas às àreas das empresas precisam ser valorizadas, desde a produção até quem diz o que vai acontencer e como. Não estou dizendo que os donos das empresas não podem opinar em algum projeto, mas devem pelo menos respeitar quem estudou pra fazer o que se propõe. Marketing não é uma ciência exata, Marketing é uma palavra inglesa que atua no gerundio, que indica que algo esta me movimento. "Market" "ing", a grosso modo, mercado em movimento, posso dizer, mercado de mudanças, de crises e ascenções. Todos estudamos para ler, entender e agir mediante ao mercado, mas infelizmente nem sempre podemos prever. Isso não significa que não sabemos o que fazer, mas sim que nem sempre podemos antecipar o que teremos que fazer antes que seja o momento. Marketing, planeja, executa e cole. Tudo a seu tempo. Pode-se dizer que somos o "umbigo" da "cabeça da empresa". Respeito e compreensão. É só isso que pedimos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário