segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Endomarketing


Tenho visto no meu dia a dia e nos empresários que conheço que, infelizmente, a maioria deles não valoriza o Endomarketing, talvez por não ter conhecimento suficiente, ou quem sabe por não achar importante, mas percebo isso como um grande erro. Cada vez mais temos um mercado que constantemente passa por mudanças e por competições, estas competições não são somente nas vendas, acredito que grandes talentos também possam passar por isso. Você já parou pra pensar porque trabalha em uma determinada empresa, ou se for empresário, porque seus funcionários trabalham na sua empresa e não no concorrente? Acretido que a tendência é que cada vez mais a competição por mão de obra qualificada se torne acirrada entre as empresas. Por que? Porque grandes talentos não são encontrados facilmente, ou nem precisa ser excepcional, gente séria e comprometida também não são encontrados facilmente. Não quero aqui defender quem não trabalha comprometido, mas existem sim funcionários que são sérios e apenas estão desestimulados. A gestão de uma empresa tem muito a ver com o resultado obtido e essa gestão vai muito além de finanças e planos, abrange também pessoas... Volto a repetir a pergunta: Você já pensou o que o faz estar em uma empresa, ou se for empresário, por que trabalham na sua empresa e não no concorrente? Já reparou que o ranking das melhores empresas para se trabalhar pode ser considerado o ranking das empresas mais lucrativas também? Quem traz o resultado das empresas é o profissional que esta na linha de produção, somado ao que planeja, ao que cria e ao que vende, todos eles administrados pelos "gestores", mas sem eles os "gestores" nada poderiam fazer. A mão de obra é importante e deve ser valorizada. Os empresários devem parar de pensar que os funcionários são problemas e pensar que eles trazem as soluções. Seria hipocresia admitir que as pessoas hoje só trabalham por dinheiro, dinheiro se ganha em qualquer empresa, mas por que estar na minha ou aonde estou? Ninguém vai amar tanto um negócio quanto o próprio dono a não ser que ele tenha motivos para isso. Se as empresas não criarem um plano de endomarketing para entender as pessoas e as tratarem como tal, cada vez mais vão brigar por quem não quer comprometimento como nada e entrar no círculo vicioso de admissãoXdemissão, porque quem trabalha sério e comprometido já estará empregado por quem o valorizou primeiro... E ai como esta a sua empresa? Todos somos seres pensantes com ídeias e atitudes, Maslow já dizia em sua pirâmide que todos temos necessidades. Mais feliz quem conseguir ajudar seus funcionários a realizar ou se aproximar delas. Acredite o lucro será bem maior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário