
Muitas pessoas se perguntam o que é Marketing e para que serve? Mesmo em um mundo tão movido por esse assunto não se pode culpar ninguém, uma vez que é uma ciência relativamente nova, 50 anos. Contudo sem ela o mundo não teria acelerado tanto... Óbvio que eu sou suspeito para falar, mas acretido que é melhor ouvir por quem gosta. Este é o primeiro post de uma série que irá mostrar as coisas básicas do Marketing. Vamos começar com um pouco de teoria e etimologia Marketing, junção de duas partes Market = mercado em inglês e "ing" que denota gerúndio o que significa uma mudança contínua, ou seja, um mercado que esta em constante movimento. De acordo com Philip Kotler (Considerado um dos pais do Marketing) pode-se definir como estudar um mercado que se pretende atuar, entender suas necessidades, desejos e valores e se adequar para cumprir esses objetivos da forma mais efetiva e eficiente que seus concorrentes. Peter Drucker também complementa dizendo que "é o processo pelo qual a economia é integrada a sociedade para servir as necessidads humanas". Existem outra ótimas definições, mas acredito que estas nos deram uma noção do que essa área representa. Através do Marketing se pode entender exatamente o que o consumidor procura, à partir disso se pode pensar e criar o que produzir, qual preço praticar, ou seja quais matérias prima utilizar para chegar nesse preço e depois utilizar a Publicidade e Propaganda para traduzir essa necessidade, anteriormente mensurada, para contar que o produto existe e por que você precisa tê-lo. Analisar um nicho ou uma fatia de mercado (share) é muito importante para saber quais diretrizes tomar, isso tudo esta ligado a planejamento. Se não houver planejamento de nada adianta, também as coisas não acontecem da noite para o dia. É preciso planejar a curto, médio e longo prazo e ir mensurando aos poucos tudo isso. Talvez este seja um grande erro de alguns empresários não dar espaço ao planejamento e não esperar a mensuração dos resultados, acreditanto que tudo aconteça da noite para o dia. É preciso muito trabalho e um pouco de pasciência para que as coisas aconteçam e se possa executar Marketing de verdade. Posso concluir que existem dois lados dessa ciência: entender o mercado e atender o mercado. É preciso fazer isso da melhor maneira possível para superar seus concorrentes e lembrar que uma vez pesquisado, não estará sempre assim, lembre-se é um mercado em movimento. Sempre haverá um novo tipo de consumidor a ser entendido e atendido.
Se você tiver alguma dúvida envie para hevertoncarvalho@hotmail.com e sua resposta poderá ser o próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário